Barcos para pesca: descubra qual o barco ideal para você

Barcos para pesca: descubra qual o barco ideal para você

Se você é apaixonado por pescaria e está decidido a comprar seu primeiro barco, você pode estar indeciso sobre qual é a melhor opção. São vários modelos disponíveis no mercado, com materiais, formatos e valores diferentes. 

Para te ajudar nessa empreitada, explicaremos aqui os principais tipos de barco de pesca e vamos comparar todos os barcos da Calaça Náutica. Vem com a gente!

Sumário:
Material: alumínio, fibra ou madeira
Formato: chato, bico fino ou semichato
Barco ou lancha: qual a diferença?
Modelos da Calaça Náutica

Material: barco de alumínio, fibra ou madeira?

Existem barcos confeccionados com diferentes materiais: alumínio, fibra de vidro e madeira. Veja as vantagens e desvantagens de cada um abaixo:

Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/analogicus-8164369/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=4320990">analogicus</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=4320990">Pixabay</a>

Madeira: é o material mais tradicional ao longo da História, usado para construir barcos desde a Antiguidade. Ainda hoje, há empresas que confeccionam navegações exclusivamente de madeira, por tratar-se de uma material leve, resistente e de estilo retrô. No entanto, a madeira é menos durável e pouco resistente à umidade se comparada com soluções mais novas no mercado, como fibra de vidro e alumínio.

Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/bones64-219712/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1657069">Robert Jones</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1657069">Pixabay</a>

Fibra de vidro: um dos materiais mais comuns na fabricação de barcos hoje, a fibra de vidro é impermeável, ou seja, não absorve água. Além disso, é leve, resistente e garante um passeio silencioso em alta velocidade. Todavia, esse material é mais pesado que o alumínio e exige um motor de alta potência para locomoção.

FlashBass Calaça - barco de alumínio

Alumínio: outro material popular nas fábricas de barco, o alumínio é a opção mais leve, mais resistente e mais durável. Apesar de seu custo ser superior ao de outros materiais, os barcos de alumínio apresentam melhor custo-benefício em longo prazo por exigirem menos manutenções. Por isso, a Calaça trabalha exclusivamente com alumínio para fabricar suas embarcações.

Formato do barco: chato, bico fino ou semichato?

Bico fino: o barco de bico fino é o mais recomendado para locomoção no mar e em águas agitadas. A sua proa tem formato de V com um bico bem longo. Esse modelo é mais estável, porém com velocidade limitada e muito consumo de combustível.

Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/luboshouska-198496/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=835187">Lubos Houska</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=835187">Pixabay</a>

Chato: o barco chato é aquele com formato mais retangular, propício para navegação em águas calmas. Ele tem baixa estabilidade em águas turbulentas porque não quebra as ondas. Porém, ele garante alta velocidade e consome pouco combustível.

FlashBass Calaça tem bico semichato

Semichato: o semichato é o modelo intermediário entre as duas opções acima. O formato da proa também é em V, mas com um bico mais curto. Essa é a solução perfeita para equilibrar estabilidade e velocidade, ideal para águas com pequenas ondas, como lagos e rios. Por isso, todos os barcos da Calaça são semichatos.

Barco ou lancha: qual a diferença?

A principal diferença entre o barco e a lancha é o conforto e a potência da lancha, somada à direção por volante. Além do visual mais luxuoso, as lanchas tem espaço interno maior e capacidade para motores de alta potência. Por isso, ele tem um foco maior no lazer e em passeios com a família e com os amigos.

Já os barcos têm um preço mais acessível e são utilizados principalmente para pescaria profissional e esportiva. Mas tanto o barco quanto a lancha podem ser usados em pescarias e passeios.

Barcos e lanchas da Calaça: descubra o modelo ideal para você 

Popular: se o seu desejo é comprar um barco de ótima qualidade com custo menor para suas pescarias e passeios, o FlashBass e o GranFlashBass são as melhores opções. 

Lanhca Fly para pesca esportiva

Pesca Esportiva

Pesca esportiva: os barcos ProFishing e GranProFishing e as lanchas Pesca&Lazer L e PantherBass têm altas plataformas para pescaria de arremessos. Eles são verdadeiros escritórios de pescadores esportivos! O ProFishing e GranProFishing são os únicos barcos para comando por manche que contam com cadeira giratória de série, dando mais autonomia à sua pescaria!

Lazer

Lazer: para passar momentos inesquecíveis com a família e amigos a bordo, os modelos que contam com mais espaço interno e capacidade de carga, são os mais recomendados: Comfort Plus, Bass, Plus, Fly e Panther L.

Lancha Plus Calaça

Performance

Performance: os modelos ideais para grandes motorizações são as lanchas Plus, Comfort Plus e Bass, indicadas para motores de 100HP a 300HP. A lancha PantherBass também comporta motores de até 115 HP e tem comprimento de 5,15 metros!

Deixar um comentário

Your email address will not be published.